Chiquinha e Chaves brigam no pátio por causa de um triciclo e acabam derrubando Dona Florinda, que fica irritada. Chaves sai andando com o brinquedo e deixa Chiquinha sozinha, até que Quico aparece.
Chiquinha: - Quico, nem te conto. Se liga que o Chaves pegou seu triciclo sem a sua permissão e levou ele embora.
Quico: - Ah, é? Espera só até eu agarrar ele.
Chiquinha: - Depois você me empresta o seu triciclo, né, Quiquinho?
Quico: - Mas é claro que não!
Chiquinha: - Ah, então você me empresta sua bola...
Quico: - Isso sim... que eu não empresto!

Chiquinha ameaça o garoto dizendo que vai contar para o pai dela que ele bateu nela. Quico diz que achava que tivesse apenas sonhado com isso.
Quico: - Quando foi que eu fiz tudo isso?
Chiquinha: - Não te importa!
Quico: - Boca torta!
Chaves volta ao pátio e Quico o acerta com uma bolada. Ele e Chiquinha riem, enquanto Chaves, nervoso, corre atrás do garoto e acerta Seu Madruga com o triciclo.
Quico: - Mamãe, me roubaram meu triciclo!
Dona Florinda: - Não me falta mais nada, hein? [E bate em Seu Madruga]. Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha.
Dona Florinda diz que a próxima vez que Seu Madruga quiser brincar de carrinho que pegue a cadeira de rodas de sua avó.
Chaves: - Seu Madruga, quando a sua avozinha te emprestar a cadeira de rodas, você me empresta um pouquinho pra eu brincar?

Seu Madruga, furioso, dá um cascudo em Chaves, que começa a chorar, e pergunta à filha se hoje não tem lição de casa. Enquanto ela diz que hoje não tem, Chaves grita de dentro do barril que "tem, sim, senhora".
Chiquinha: - Ai, paizinho! Vai acreditar mais no Chaves ou em sua filha que você carregou nas entranhas?
Seu Madruga fica bravo com Chiquinha, pergunta se ela fez a lição de casa ou não.
Chiquinha: - Eu ainda não terminei!
Seu Madruga: - E o que te falta?
Chiquinha: - Começar!
Seu Madruga briga com a filha e leva Chiquinha para dentro de casa. Chaves então pede o triciclo emprestado para Quico, que nega até mesmo emprestar a bola. Chaves então encontra um patinete no pátio e acaba atropelando Sr. Barriga, que passa mal.

Sr. Barriga: - Tinha que ser o Chaves!
Chaves: - Foi sem querer querendo!
Sr. Barriga: - Será que vai ser sempre assim? Cada vez que eu chego aqui na vila você me recebe com uma pancada. E a cada dez pancadas, nove são no estômago!
Chaves: - Porque o senhor, para cada dez quilos, tem nove de estômago! É que o senhor tem "muitissississímo" estômago! Claro que também tem bochechas, papadas, mas não tanto como estômago...
Sr. Barriga: - Chega!!!
Ele pergunta se Seu Madruga está em casa e Chaves quase entrega o inquilino. Mas Chiquinha chama o pai, que acaba pulando a janela.
Chiquinha: - Meu pai não está em casa!
Sr. Barriga - Oh, sim? Mas como é que foi que você falou com ele?
Chaves: - Para que ele pudesse fugir pela janela!
Chiquinha fica brava com o amigo e pergunta se ele não sabe que Sr. Barriga tem más intenções. Mas os dois acabam esquecendo quando encontram o patinete. Chaves sai correndo no brinquedo e atropela novamente Sr. Barriga.
Sr. Barriga pergunta a Seu Madruga o motivo de ele estar fugindo e por que pulou a janela.
Seu Madruga: - Bom, eu sou livre para sair da minha casa por onde me der na telha. Por isso pago o aluguel, não? Quer dizer, eu sei que às vezes atraso um pouquinho, mas já lhe disse que vou lhe pagar até o último centavo.
Sr. Barriga: - Isso você já me disse inúmeras vezes...
Seu Madruga: - E vou continuar dizendo por toda minha vida!
Os dois tentam se entender e Sr. Barriga diz que já está há sete meses esperando...
Chaves: - Me convida pro batizado?

Seu Madruga não aguenta e acaba brigando com Chaves, que volta a brincar com o patinete. Chiquinha aparece e os dois brigam pelo brinquedo. Chaves então volta a bater com o objeto no estômago de Sr. Barriga.
Mais tarde, Quico sugere a Chaves e Chiquinha que eles brinquem de atropelamento. Chiquinha pega o patinete e bate contra Quico. Sr. Barriga e Dona Florinda ouvem a gritaria e vão ao pátio ver o que houve. Ao ser informada de que Quico foi atropelado, Dona Florinda desmaia. Quico aparece com o patinete nos braços e ela se irrita e acaba batendo em Seu Madruga.
Dona Florinda: - E da próxima vez, vá inventar história para a sua avó!
Chaves: - Seu Madruga, sua avozinha já conhece a do Chapeuzinho Vermelho ou não?
Seu Madruga dá um cascudo em Chaves e pergunta por que ele inventou a história. Chaves explica que o atropelamento foi apenas com o patinete.
Seu Madruga: - Só não bato em vocês todos porque vocês todos podem bater em mim...
Os garotos inventam de brincar de atropelamento e usar o esmalte de Dona Florinda como sangue. Chiquinha começa a pintar o garoto. Chaves aparece com linguiças e coloca sobre a barriga de Quico. Dona Florinda vê a cena e desmaia novamente. Seu Madruga, ao encontrar Quico deitado no pátio se desespera, mas Chiquinha explica a brincadeira.

Mais tarde, Sr. Barriga aparece com uma maca, vê Quico brincando e pergunta se ele não tinha sido atropelado. O garoto diz que era de mentirinha...
Sr. Barriga: - Então trouxe os enfermeiros à toa?
Dona Florinda: - Não, eu acabo de preparar um cliente para ele aprender a brincar de atropelamento com meu filho...
Seu Madruga aparece com roupas rasgadas e todo machucado e é levado pela maca...

Nenhum comentário:
Postar um comentário