
"Tia, posso ir ao banheiro?". A reportagem ouviu isso 12 vezes enquanto esteve na sede do SBT, em Osasco, durante os testes de elenco para a novela. Para escolher os 18 novos talentos da versão brasileira do folhetim, foram escalados para a segunda etapa aproximadamente 150 meninos e meninas, das 790 crianças inscritas na primeira etapa de testes.
Acompanhados pelas mães ou algum adulto responsável, os pequenos chegaram por volta de meio-dia. A maioria brincou e correu, enquanto algumas se concentravam e recebiam instruções dos adultos. O que na cabeça dos pais pode ser uma dica preciosa, para as crianças pode ser um problema. "As mães preparam as crianças e acabam com elas. Quando elas chegam, estão cheias de trejeitos. É um desespero", diz o diretor da novela, Del Rangel.
Rua! Rua! Após um breve tempo dentro das salas, as mães retiram-se e deixam as crianças sob os olhos atentos da produção. "Optamos por deixá-las fora da sala, porque as mães ficam fazendo sinais para sorrir mais, falar mais alto, etc. Atrapalha muito", explica a diretora de elenco, Tina P. Couto. "Não fico preocupada com a Letícia lá dentro, porque ensinei que ela tem de me contar tudo o que acontece nos testes. E ela conta até demais", diz a designer Patrícia Gomes, de 43 anos.
"Acho que fica mais engraçado quando as mãe saem", diz o ator mirim Thomaz Costa, de 11. "Eu não. Eu gosto quando a minha mãe fica comigo", completa Letícia Santos Carmo, de 10, que também está no musical Evita. "Ela me fez assistir à peça umas 30 vezes. Quer que eu assista todo os dias", completa a mãe da pequena atriz, a professora de inglês Débora Francisco, de 34.
O tio Del, como o diretor é conhecido entre a meninada, entoa com as crianças o coro "Rua! Rua!" para expulsar as mães da sala e iniciar as instruções. "Agora vamos começar a brincar. Quero ver todo mundo fazendo cara de metida", avisa. Após ganhar a simpatia das crianças com brincadeiras, os testes começam e um grupo de quatro crianças inicia a bateria.
A cena em questão se deu entre as personagens Maria Joaquina, Carmem, André e Paulo. Os pequenos que não estão em cena continuam dentro da sala, sentados na plateia, assistindo à atuação dos coleguinhas. "A gente resolveu deixá-los na sala porque os aprovados precisam se acostumar com a bagunça, saber a hora de ficar em silêncio, respeitar os profissionais envolvidos na filmagem", justifica Tina. "Não só o talento está sendo analisado nos testes. Estudamos também como cada um se comporta. Na primeira etapa, eliminamos um bom número de crianças que não sabiam se comportar."
Quando o elenco estiver formado, algumas coisas mudarão no SBT. "A emissora terá de se acostumar com eles. Vamos aumentar o número de produtores para estar mais atentos às crianças, e os outros funcionários receberão instruções”, conta Del Rangel. “Por exemplo: eles estavam fazendo guerra de pedrinha no hall e o segurança não sabia o que fazer", completa o diretor.
Apoio
As crianças terão de estudar pela manhã. Um carro do SBT será responsável pelo transporte dos pequenos. A garotada se alimentará na emissora e o horário de trabalho será de quatro horas, no máximo. A escola será prioridade. Professores particulares darão assessoria pedagógica e reforço. "Eles terão alguns mimos a mais, como, por exemplo, um banheiro só para eles", revela Del. As gravações começam em outubro e a duração está estimada em oito meses.

Memória
Alegria da criançada
Produzida pela Rede Televisa em 1989, Carrossel teve 375 capítulos. No Brasil, foi exibida pelo SBT entre 20 de maio de 1991 e 21 de abril de 1992 e reprisada três vezes (em 1993, 1995 e 1996). Remake de uma novela argentina dos anos 1960, Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida, a trama conta a história de uma turma de crianças da 2ª série do ensino fundamental da Escola Mundial. Juntos, eles descobrem os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração, sempre com o auxílio e carinho da professora Helena, que servia como uma mãe para eles.
Concorrência forte
- 790 crianças foram inscritas para os testes no SBT
- 150 meninos e meninas passaram para a segunda etapa
- 18 atores mirins vão formar o elenco da novela
Nenhum comentário:
Postar um comentário