segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Dominar a mente ajuda a superar limites", diz Bruno Vicari, atleta e comentarista esportivo

Aos seis anos, incentivado pelo pai, Bruno Vicari desbancou meninos dois anos mais velhos durante um campeonato de natação. A imagem da vitória ainda o acompanha nas competições mais difíceis que enfrenta ao longo de sua jornada como atleta.

O comentarista de esportes do SBT é personagem do SBT Repórter desta segunda, 23 de julho. No programa especial sobre pessoas que desafiam os limites do próprio corpo, o jornalista conta sua experiência na prova IronMan, que já disputou duas vezes.

Na entrevista abaixo, ele conta como nasceu sua paixão pelo esporte e garante: "Dominar a mente ajuda a superar limites". Confira:

Sua paixão por esportes surgiu ainda na infância?

Desde pequeno, sempre pratiquei esportes, incentivado por meus pais. Já "testei" muita coisa, mas a natação foi algo que nunca "abandonei". Também sou apaixonado por ciclismo.



Quando começou a treinar com o objetivo de competir?

Há uns 5 anos pratico Triathlon, sempre como um hobby. É um ambiente de amigos, família, saúde, mas também de muita dedicação. Em 2009, fiz o meu primeiro Ironman e, neste ano, resolvi mostrar a prova para os telespectadores do SBT.

Lembra de sua primeira competição? Como foi?

Lembro sim! Quando era pequeno meu pai sempre me levava em competições de natação. Em uma das minhas primeiras provas eu tinha uns 6, 7 anos e nadei contra garotos de 8, 9... Me lembro como se fosse hoje: meu pai ficou na beira da piscina, me acompanhando e gritando. Eu venci! Até hoje aquela imagem está na minha cabeça e sempre lembro dela nos momentos duros das provas longas, como o Ironman.

Horário regrado é a solução para conciliar sua carreira de jornalista com os treinos?

Na verdade, "horário regrado" é a última coisa que existe na vida de um jornalista esportivo. Tem dia que você tem que estar no ar às 6h da manhã, e dia que você trabalha até a madrugada por causa dos jogos que começam às 22h. A chave é se dedicar muito e ter um grande apoio da família.


Superar os limites de seu próprio corpo é seu maior objetivo como atleta?

Uma coisa legal que vocês vão acompanhar no SBT Repórter de hoje é que pra superar os limites do corpo você precisa dominar a sua mente. É assim no Ironman, é assim com o ultramaratonista que corre 48h sem parar e também com os alpinistas que subiram o Everest. Quando você domina a sua mente, nada mais te derruba. E isso serve pra todas as outras atividades da sua vida. Esse é o grande aprendizado do esporte.

SBT REPÓRTER
nesta segunda, à meia noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário