O SBT realiza nesse mês de março uma ampla campanha de mídia para o seu
jornalismo e uma das novidades foi um anúncio criada pela agência
Publicis para a emissora para justamente destacar o jornalismo nessa
nova fase. Nele, é mostrada uma carta/comunicado de Silvio Santos,
datada de 3 de maio de 1988, em que o apresentador e dono do SBT enumera
as metas a serem seguidas pelo jornalismo da casa, a partir de então,
época em que se tratava da criação do TJ Brasil, de Boris Casoy, sob
direção de Marcos Wilson.
Vale a pena ler na íntegra a carta, na transcrição feita pelo SBTpedia:
A TODOS OS FUNCIONÁRIOS
A fim de que não pairem
dúvidas quanto à linha a ser seguida pelo Departamento de Jornalismo, tanto o
Diretor Marcos Wilson, como o SBT, naquilo que lhe couber, comprometeu-se a
observar, rigorisamente, os seguintes princípios editoriais:
CREDIBILIDADE – cada informação
deve ser confirmada. Nenhum boato ou rumor pode ser divulgado.
RESPEITABILIDADE – devemos conquistar
o respeito do nosso público e das nossas fontes. Seremos incorruptíveis e
honestos.
SERIEDADE – seriedade não é
sinônimo de velhice. O único compromisso do qual traz um telejornal sério é com
a informação precisa, correta.
ISENÇÃO – ouvir sempre os dois
lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que
a Justiça assim o diga.
APARTIDARISMO – nosso compromisso
é com a informação e com o público, ele quer fatos documentados e não
proselitismo; quer informação e não ideoligização da notícia.
IMAGEM DIFERENCIADA/PERSONALIDADE
– nossa marca, nossa cara são próprias, construídas ao longo do tempo. Não
devemos ter a cara dos concorrentes.
PRODUTO INDISPENSÁVEL – nosso telejornalismo
deve ser para o público tão indispensável como o alimento do dia a dia.
PRODUTO POPULAR – ser popular
não significa ser populista ou ser popularesco. O público não é uniforme em
todos os sentidos. Uma notícia deve ser entendida pela patroa e pela empregada.
PRODUTO MODERNO – a TV já é um
veículo ágil e seu jornalismo deve ser moderno, dinâmico e, até certo ponto, audaz (?).
EMPRESARIAL – o jornalismo
está dentro de uma empresa maior e não deve fugir das regras da administração
empresarial, como avaliação e treinamento.
METAS E OBJETIVOS – devemos estabelecer
as metas e os objetivos, que serão entendidos e assimilados por toda a equipe
e, principalmente, cumpridos.
PRODUTO DIDÁTICO – não podemos
complicar a vida do público, mas dar todos os instrumentos para facilitá-la. A
informação deve ser simples, transparente, clara e didática.
PESSIMISMO DISPENSÁVEL – o tom
do jornalismo deve ser otimista, procurando mostrar que, mesmo nas situações
mais trágicas, é possível dar a volta por cima.
PRINCÍPIOS DO PÚBLICO – não vamos
agredir nosso público, os seus costumes e suas crenças; o respeito ao
telespectador é fundamental.
Todos os redatores, repórteres
e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas, devem obeder a tais
princípios, que refletem a filosofia que desejamos imprimir ao Jornalismo do
SBT, para que possamos cumprir a missão de informar bem para melhor formar
nosso povo e nossa gente.
3 de maio de 1988
Silvio Santos
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