terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades fala um pouco sobre Cid Moreira

Cid Moreira começou na rádio Difusora de Taubaté , como contador. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor. Foi narrador de documentários para cinema, meio no qual também apresentou o noticiário semanal Canal100 , de produção de Carlos Niemeyer . Em 1955 , atuou como ator no filme Angu de caroço, voltando ao cargo de narrador em 1958, no filme Traficantes do crime.

Apresentou, de 1969 a1996 , o jornal Nacional , na Rede Globo , sendo um recordista como locutor que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1 de setembro de 1969 foi apresentada junto com Hilton Gomes , que fez a abertura do telejornal. Curiosamente, três dias depois, o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick foi sequestrado pelo MRS.

Moreira é também célebre pela gravação em áudio da Biblia na íntegra e em linguagem atual. Os CDs bíblicos com sua locução alcançaram um imenso sucesso de vendas, chegando a 30 milhões de cópias. Recentemente, o locutor atua na narração de matérias para o programa fantastico , também da Globo.

Aos 82 anos, 63 de carreira, Cid Moreira lança o livro Boa Noite. O nome de sua biografia se deve a uma de suas frases mais famosas: Boa Noite, que Cid diz todas as vezes que encerrava um programa.

Jabulani

Durante a Copa do Mundo de 2010 , Cid Moreira foi chamado pela Rede Globo para gravar uma vinheta que seria exibida durante as reportagens do Fantástico e de outros programas esportivos da emissora. A vinheta Jabulaaani, nome da bola Adidas Jabulani , virou sucesso nos sites de carregamento de vídeos. A equipe da Rede Globo provavelmente usará a vinheta somente até a final da Copa de 2010.

Narrações

  • 1970- Brasil, bom de bola
  • 1973-Fantástico
  • 1974- Futebol total
  • 1982- João e sinuca brasileira
  • 2004- Fantástico 30 anos - grandes reportagens
  • 2005-2 Filhos de Francisco - narração da vida dos cantores Zezé di camargo e Luciano .
  • 2010-Copa do mundo de 2010 - narração dos bordões "Jabulani!" (em referência aos efeitos da bola, que provocava erros grosseiros dos jogadores) e "Ah não!Mick Jagger !" (em referência ao azar que o rockeiro trazia para as seleções que torcia na copa) no meio das partidas transmitidas para o Brasil.

Curiosidades

Um vídeo do começo dos anos 90 é veiculado na internet, mostrando Cid Moreira e William Bonner imitando o falecido estilista e deputado federalClodovil Hernandez , nos bastidores do Jornal Nacional . Também se sabe que William Bonner é fã de Cid Moreira.
  • Cid Moreira já apresentou o Jornal Nacional usando uma bermuda. O episódio virou febre na internet e é extensamente comentado até os dias de hoje.
  • Cid Moreira foi o jornalista que leu o célebre Direto de Resposta concedido pela justiça ao então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola no Jornal Nacional em 15/03/1994. O vídeo se tornou "febre" entre os internautas de todo o Brasil.
  • Cid Moreira brincou com o fato de estar fora do ar, mesmo tendo contrato longo com a Rede Globo. Em entrevista ao jornal Diário de S.Paulo disse: Estou no spa da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário