Para reconhecer o trabalho de empresas como essas, o Brasil Econômico e o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) entregará, no dia 7 de dezembro, o Prêmio Líderes do Brasil. A solenidade, que terá transmissão direta para todo o país ao vivo pelo SBT e pela TV Mais (um canal fechado), acontecerá no auditório do Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo de São Paulo. Duas personalidades receberão prêmios especiais. A presidente da República, Dilma Rousseff, será homenageada como Líder do Brasil. E o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, será destacado como o líder do setor privado do país. Os dois homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por jornalistas do Brasil Econômico e pelo corpo executivo do Lide.
Eles ainda premiaram um grupo composto por 60 empresas, divididas em 20 categorias. Todas receberão prêmios. Uma em cada categoria, no entanto, será apontada como a mais destacada em sua área de atuação. A votação que indicará essa empresa será de 7 a 30 de novembro no hotsite especial que será hospedado na página do Brasil Econômico. “A escolha das empresas se deu após um longo processo de discussões e consultas a especialistas”, diz Ricardo Galuppo, Publisher do Brasil Econômico. “A lista agora será chancelada pela consulta popular.”
“Nossa intenção é reafirmar o papel que o nosso país já desenvolve no cenário econômico internacional, demonstrar o valor da livre iniciativa na sua eficiência e conquistas e também destacar a importância de empresas e organismos estatais que tratam dinheiro público com eficiência e probidade”, afirma João Doria Jr, presidente do Lide.
Uma preocupação dos organizadores foi a de não distribuir as empresas premiadas utilizando como critério exclusivo seu setor de atuação — mas a sua forma de inserção na sociedade. “Estamos premiando as empresas por sua presença internacional, por seu compromisso com a sustentabilidade e, no caso dos gestores públicos, com a transparência das organizações”, diz Galuppo.
Nomes como o do vice-presidente da República, Michel Temer, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e alguns dos mais destacados empresários do país já confirmaram sua presença na solenidade que buscará demonstrar as melhores referências para a sociedade e a opinião pública. “O prêmio leva em conta aspectos formais do desempenho das organizações, e aspectos institucionais que transcendem os demonstrativos financeiros”, diz Doria.
Abaixo a listagem completa dos homenageados em suas respectivas categorias:
- Homenageados especiais: Dilma Rousseff (Líder do Brasil) e Jorge Gerdau Johannpeter (Líder do setor privado)
- Agronegócios: JBS / Marfrig / Bunge
- Beleza e Bem-Estar: Natura / Unilever / P&G
- Construção Civil: Camargo Corrêa / Odebrecht / Votorantim Cimentos
- Economia Verde: O Boticário / Whirpool / Toyota
- Energia: CPFL / Cosan / Copersucar
- Indústria de Alimentos: Nestlé / BRF / J. Mcêdo
- Indústria Automotiva: Fiat / Man / Moto Honda
- Turismo: TAM / Gol / CVC
- Inovação Tecnológica: GE / Itautec / Baf
- Mercados Internacionais: Vale / Embraer / Gerdau
- Saúde: Hosp. Albert Einstein / Amil / Fleury
- Óleo e Gás: Petrobras / EBX / HRT
- Telecomunicações: Oi / Vivo / Nextel
- Varejo: Grupo Pão de Açúcar / Magazine Luiza / Máquina de Vendas
- Farmacêutico: Roche - Adriano Treve (Ind. Farm.) / Novartis - Alexander Triebnigg (Ind. Farm.) / EMS - Luiz Carlos Borgonovi (Ind. Farm.
- Eletroeletrônicos: Samsung / Positivo / HP
- Gestão e Inovação Pública: Embrapa / Banco do Brasil / BNDES
- Gestão Ambiental: Sabesp / Cemig / Tetra Park
- Governança e Transparência: Banco Central / Governo de SP / Governo de MG
- Eficiência da Adm. Pública: Governo de PE / Prefeitura do RJ / Min. Rel. Exteriores
Nenhum comentário:
Postar um comentário