O debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo que será promovido pelo UOL e pelo SBT na próxima quarta-feira (24), a partir das 18h10, é encarado por Fernando Haddad (PT) e por José Serra (PSDB)
como uma possibilidade inédita de falar com um público diferente
daquele que costuma acompanhar os debates realizados no país,
normalmente a partir das 22h.
E, para atingir esse espectador, tanto a campanha petista quanto a
tucana reconhecem que terão de utilizar linguagem e estratégia
diferentes das que apresentam nos embates noturnos.
Para o coordenador da campanha de Fernando Haddad, vereador paulistano
Antonio Donato, esta será uma oportunidade rara de conversar com
públicos diferentes.
"É um horário que certamente vai atingir outro público, que não tem
condição de assistir TV tarde da noite. O trabalhador que sai mais cedo
de casa, a dona de casa e o estudante terão uma oportunidade única,
muito importante, de ouvir nossas propostas", diz o parlamentar, que
também é presidente municipal do PT.
Já para a coordenação da campanha de Serra, de acordo com mensagem enviada à redação do UOL, o debate desta quarta-feira será um momento para propriciar aos eleitores a chance de comparar os candidatos. "Trata-se
da melhor oportunidade para que os eleitores de todas as classes
sociais possam comparar os candidatos e comprovar que temos as melhores
propostas", diz a nota.
O debate SBT/UOL terá transmissão ao vivo pelo portal e pela emissora
de TV. Na grade do SBT, o programa vai entrar no horário em que é
transmitido o humorístico "Chaves", cuja média de audiência é de sete a
oito pontos, segundo o Ibope. Cada ponto corresponde a 60 mil domicílios
na Grande São Paulo.
Para Donato, é preciso fazer uso de outra linguagem para estabelecer uma comunicação eficiente com este espectador.
"A postura dos candidatos deve ser diferente, devem usar uma linguagem
mais direta, tendo em vista que estarão diante de um público heterogêneo
e que não necessariamente é um grande interessado em política, como
costuma ser o espectador dos debates das 22h", afirma o vereador.
Segundo ele, exatamente por esse perfil do espectador, o debate pode
ser uma boa oportunidade de conquista de votos para os dois candidatos.
"A tendência é que o debate seja acompanhado por um público não tão
posicionado politicamente, talvez com uma possibilidade maior de ainda
mudar sua decisão de voto."
No debate desta quarta, Haddad e Serra se enfrentarão por uma hora e 15
minutos. Desses, 54 minutos serão de confronto direto entre os
candidatos, que responderão a perguntas um do outro sobre temas
escolhidos pelo internauta do UOL.
Para votar no tema que você gostaria de ver sendo debatido, clique aqui. É possível votar quantas vezes quiser até poucas horas antes do evento.
Para a especialista em marketing político e professora de comunicação
pública da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da USP) Mariângela
Haswani, o fato de os internautas decidirem os temas que serão abordados
é uma boa tentativa de fazer com que os candidatos realizem o
contraditório dentro de um campo mais interessante do ponto de vista do
eleitor.
"Submeter os temas ao público é uma boa tentativa de tirar esta
campanha da mesmice", diz a especialista. "Os candidatos têm se
apresentado nos debates já levando prontos textos que querem falar,
provavelmente já pensando em fazer uso das imagens, descoladas do
contexto, em seus programas eleitorais."
De acordo com a campanha de Serra, a interação com o internauta no
formato do debate contribui para uma aproximação entre o eleitor e as
candidaturas. "O fato de os temas terem sido escolhidos pelos
internautas é importantíssimo. A participação direta da população sem
interlocutores e filtros é uma oportunidade única que enriquece o debate
e fortalece a democracia", diz nota da coordenação da campanha tucana.
Para a professora Mariângela Haswani, porém, nada garante que o debate
irá privilegiar o debate de projetos em detrimento dos ataques
pessoais. "Infelizmente, temos visto os candidatos mais preocupados em
atacar um ao outro. Não acho que seja esta uma estratégia que a
população aprecia."
Fonte: UOL
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