Mesmo com o pouco tempo no ar (a estreia foi dia 14), nos bastidores da atração o trabalho é árduo. O apresentador grava três vezes por semana – três episódios por dia – para atender a demanda da temporada, com 80 edições. Para isso, ele elaborou cerca de 90 pautas até fevereiro, data em que o programa pode ou não ganhar uma segunda temporada. Acostumado a apresentar o Esquadrão da moda, com uma hora de duração, Grund se adaptou facilmente ao novo formato. "Como é curto, é preciso passar informações concisas. Não é um desafio."
Didático
Mesmo assim, as pautas são constantemente mudadas, já que a equipe de produção vai às ruas toda semana para ouvir perguntas frequentes de transeuntes. "Seria muito fácil elaborar tópicos da minha cabeça. Ao ouvirmos outras pessoas, trazemos o público para dentro do programa. Fica mais real", diz Grund. Com a pesquisa, ele descobriu que uma dificuldade recorrente é decifrar os termos usados pelo povinho da moda. Portanto, se policia para, em vez de falar só "look", alternar o termo com "produção". Já o "trench coat" vira "casaco". "Fazemos um programa bem didático para tirar todas as dúvidas mesmo."
Além de recolher perguntas de telespectadores, a equipe faz, quase diariamente, buscas em diversos bairros de São Paulo para caçar ofertas e itens diferenciados. Afinal, Grund tem de cumprir a proposta da atração, que é também um grande chamariz. "Queremos mostrar que dá para montar vários looks em qualquer lugar." Para provar o que diz, ele já gravou em locais populares, como o Bairro do Bom Retiro, supermercados e até em camelôs.
A atração também não conta com roteiro previamente estudado. "Tudo o que falo vem na hora, não é ensaiado. Assim não fica aquela coisa decorada. O programa é curto, e a informação tem de ser direta. Então nem dá tempo de ficar enrolando muito", explica. Pelo visto, o improviso tem agradado a audiência. Nos cinco minutos em que a atração fica no ar, ela tem conquistado média de 8 pontos. A receita do programa é simples, ensina Grund: "A gente faz isso com amor, carinho e dedicação integral".
Embora trate tanto de moda feminina quanto masculina, Grund admite que a maioria de seus telespectadores é do sexo feminino. "A mulher está mais preocupada com moda. O que acontece, às vezes, é que ela vê e passa as dicas. Os homens ainda não têm essa mesma cultura, de parar para assistir à TV ou mesmo conferir um editorial de moda." Enquanto esse dia não chega, portanto, Arlindo Grund continua sua batalha por um país com mais estilo.
DICAS DE ARLINDO
Ter estilo não é apenas uma questão de estar ou não na moda. Conheça seu corpo. Isso é primordial. Algumas peças que caem bem em algum (a) amigo (a) podem não ficar legais em você. É bom ficar atento a isso. Tenha consciência. É importante ter noção do que você prefere disfarçar e do que quer valorizar no seu corpo. Olhe para vários estilos. Não é porque você é mais velha que precisa adotar um clássico. Você pode escolher qualquer um, mas tem de selecionar bem as peças do seu guarda-roupa.
Fonte: Jornal Estado de Minas
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